Joseph Pilates (1883-1967) – A História de Pilates

Joseph Pilates e sua esposa

Joseph Pilates

Joseph Pilates – A História de Pilates

Joseph Pilates nasceu em 9 de dezembro de 1883, na Alemanha. Filho de um ginasta grego e uma naturopata, que acreditava na autocura.

Infelizmente, Joseph, enquanto criança, era muito doente. Sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Devido a esses problemas, levou grande parte da sua juventude a tentar melhorar o seu condicionamento físico.

O pequeno Joseph, sozinho, começou a expandir o seu conhecimento nas áreas médicas, através da anatomia, física, biologia, medicina tradicional chinesa. Sem falarmos das inúmeras atividades que Pilates praticava, como ioga, boxe, natação e musculação.

Tudo isso, colaborou para que, mais tarde, Joseph criasse um método repleto de exercícios capaz de reabilitar praticamente qualquer patologia.

Quase sempre visto com uns calções curtos, era assim que se exercitava, de forma a apanhar sol e colmatar a deficiência de vitamina D resultante do raquitismo.

Em 1912 Joseph mudou-se para a Inglaterra. Foi lutador de boxe profissional e ensinou defesa pessoal para a Polícia Metropolitana de Londres.

Posteriormente foi para um Campo de Internamento de presos de guerra, na Ilha de Man, e lá começou a desenvolver o plano de Exercícios de Pilates, até mesmo para os acamados. Usava molas das camas e colchões e transformava-os em exercícios de resistência, dando origem às ideias para o Cadillac e Reformer.

Depois da guerra voltou para a Alemanha e começou a treinar os polícias de Berlin e os membros do exército alemão.

Em 1926, Joseph Pilates migrou para os Estados Unidos, dececionado com a situação política e social da Alemanha. Na viagem conheceu a sua futura esposa, Anna Klara Zeuner.

Juntos, em 1929, fundaram um estúdio, na 8ª Avenida, em Nova Iorque.

Inicialmente, a técnica era chamada de Contrologia, por utilizar a mente para controlar o corpo.

Por estar próximo da Broadway, conquistou diversos dançarinos, tanto para fortalecimento quanto para reabilitação.

Assim, diversos bailarinos famosos e coreógrafos descobriram a sua técnica.

Em 1934 publicou o seu primeiro livro sobre o Método: Your Health, em 1945 publicou o segundo: Return to Life Through Contrology.

Na década de 60 o método tornou-se muito popular e começou a ser conhecido fora de Nova Iorque.

Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates faleceu devido a complicações de um incêndio no seu estúdio.

Joseph Pilates e sua esposa
Joseph Pilates e sua Esposa

A esposa Klara e os seus seguidores continuaram a ensinar o Método de Joseph Pilates pelo mundo afora, até aos nossos dias. Joseph Pilates morreu, mas o seu legado continua vivo!


As Aulas de Pilates no NYAlmada estão sob a alçada da professora Sara Carvalho, profissional formanda no Método de Pilates desde 2006 e com provas dadas na prática de instruir vários alunos em solo Português desde 2010 quando recebeu a sua Cédula de Orientação e Condução do Exercício de Atividades Físicas e Desportivas mais tarde em 2016 a conclusão do curso de Formação Profissional de Técnico Auxiliar de Fisioterapia e Massagem e exatamente em 2018 o Curso de Formação de Formadores – CCP e logo em 2019 a formação de Pilates Clínico, da ALM Pilates, sendo o Pilates Clínico uma vertente especializada do Pilates que se foca na reabilitação e prevenção de lesões, é possível fazer a sua avaliação também esta profissional que proporcionará através de várias técnicas a recuperação mais rápida, perante alguma situação mais condicionante da sua mobilidade física. Esta é uma vertente do Pilates frequentemente utilizado por fisioterapeutas para tratar condições específicas, tais como dores lombares, problemas posturais, e lesões desportivas. Este tipo de Pilates é adaptado às necessidades individuais de cada paciente, proporcionando um programa de exercícios seguro e eficaz que ajuda a recuperar a funcionalidade e melhorar a qualidade de vida. Marque já a sua aula de Pilates no Centro NYAlmada.

por: Sara Carvalho

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top