Core Forte Aguenta Tudo
É difícil escolher um tema externo aos últimos acontecimentos que nos invadem a casa e olhos adentro todos os dias.
Desde a tomada de posse de Donald Trump, com as suas inúmeras decisões, leis e alterações que afetam a ordem mundial, o mundo tem gravitado de forma ainda mais estranha e não se avizinham nem bons ventos nem bons casamentos.
Mas, como pessoa positiva que sou, e impotente na resolução dos problemas globais, venho falar-vos de como podemos manter alguma sanidade mental no meio deste mundo louco.
Sou instrutora de Pilates há quase vinte anos e sei que é uma das práticas que me ajuda a manter o equilíbrio e a paz.
Um dos músculos mais solicitado e com papel central, neste método, é o transverso abdominal. Muitas vezes apelidado de espartilho ou cinta natural do corpo, este músculo envolve o nosso tronco, oferecendo força e resistência como nenhum outro. O seu funcionamento invisível influencia profundamente a nossa estabilidade, agilidade e suporte. Uma força calma, profunda, escondida por baixo de outros músculos, que nos mantém unidos em tempos de caos.

Quando nos comprometemos a nutrir esses músculos centrais, com exercícios como o Pilates e o Ioga, potenciamos uma cascata de benefícios: postura melhorada, mobilidade aprimorada, parte inferior das costas fortalecida e proteção à nossa coluna.
A força adquirida no nosso núcleo propaga-se além das aulas e influencia a nossa clareza mental e resiliência emocional.
Um core forte recorda-nos da nossa capacidade inata de permanecer firmes e enfrentar com elegância os desafios da vida.
Exercícios de fortalecimento, combinados com uma respiração consciente e plena, são uma prática simples que, efetuada de forma rotineira, pode ter um impacto transformador no seu bem-estar geral.
Veja mais reflexões sobre o mesmo tema Core Forte e Pilates em Cenas de Escrita